terça-feira, 8 de março de 2011

Aromaterapia: a natureza curando a natureza!

Aromaterapia é a arte de usar óleos puros extraídos de plantas especiais, aplicando em tratamentos de cura e harmonização, sendo uma das técnicas mais antigas da história das práticas de terapias naturais.

Os Óleos Essenciais representam o espírito, a alma das plantas. Trazem propriedades terapêuticas e a força vital da natureza para resgatar o bem-estar, sensibilizar corpo e mente, equilibrar emoções, harmonizar, curar nosso ser e também ao meio em que vivemos.

O uso adequado das essências aromáticas traz vários benefícios, a nível físico, mental, emocional e psíquico.

Essas substâncias oleosas voláteis, altamente concentradas, contêm hormônios, vitaminas, antibióticos e anti-sépticos, atuado sobre os sistemas linfático, imunológico, digestivo, cardiovascular, respiratório, geniturinário e outros.

Os óleos essenciais têm um papel fundamental no tratamento de casos de estresse, ansiedade, depressão, enxaqueca, falta de libido, medos, memória, concentração e muitos outros




imagem da web

Quando inalado, o aroma entra pelo nariz, levando o princípio ativo da planta até o sistema límbico, onde está localizado o hipotálamo, região no cérebro que controla a produção de hormônios, entre eles as B-endorfinas, que são mediadores químicos do prazer e responsáveis pela sensação de bem-estar. É assim que os aromas influenciam em nosso estado emocional.

Os óleos podem ser usados em difusores para ambientes e pessoais, inalação, cremes e óleos de massagem, escalda-pés, na água do banho...