sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Saúde e Consciência

I'm gonna flyA Organização Mundial da Saúde define saúde como um estado de bem-estar emocional, mental, físico e social, não apenas como ausência de doença. Sabemos que o estresse é um dos fatores de desequilíbrio da saúde como um todo. Sendo assim chamamos atenção para os benefícios que as Terapias Holísticas como Reiki, Massagens Bioenergéticas, Florais, Aromaterapia, oferecem na superação do estresse e outros fatores que interferem negativamente na saúde e bem-estar. As terapias complementam os tratamentos da medicina oficial abrangendo outro campo de ação.

Destacamos alguns dos aspectos desejáveis para manter ou reaver um estado de harmonia que podem ser obtidos com ajuda das diferentes terapias:

- Nosso ambiente  familiar e de trabalho quando harmonioso, proporciona o bem-estar necessário para manter a saúde favorecendo a cura. O estado interior influencia o ambiente e vice-versa, pense nisso!

- O contato com a natureza, atividades prazeirosas, a companhia de pessoas de quem gostamos, momentos alegres e descontraídos são fundamentais para aliviar a tensão e o estresse do dia-a-dia.

- Precisamos aprender a lidar com a raiva e outras emoções tóxicas ao organismo. O perdão, no sentido de transcendência é um dos mais poderosos “remédios”. Fundamentais também, são a auto-aceitação, compreensão, tolerância para consigo mesmo e com os outros.

- Uma postura mental equivocada, isto é, a maneira errônea como escolhemos reagir frente aos fatos, causa problemas, não somente o fato em si. Sendo assim, dar um novo olhar ao significado dos acontecimentos podem promover a superação da crise.

Muitas vezes passamos pela vida sem questionar as antigas crenças que vamos repetindo; nos sentimos cansados, estressados, com dificuldade de olhar para nós mesmos e percebermos o que está causando as dificuldades, as doenças do corpo e da alma e onde estamos falhando conosco. Um Terapeuta Holístico capacitado, através de técnicas adequadas a cada situação e pessoa, pode auxiliar nesse processo proporcionando condições para a superação do que está desarmonizado internamente, auxiliando a reelaborar conceitos, a desenvolver habilidades em lidar com estresse, ansiedade, medos, potencializando as qualidades positivas e resgatando a fé e o otimismo interior.

A liberação de energias estagnadas, bloqueios emocionais, restauração da maneira correta de respirar e revitalização do sistema energético também são fundamentais. É importante termos vitalidade física e mental, equilíbrio emocional, consciência a respeito de nós mesmos, para lidar equilibradamente conosco frente aos outros e aos fatos da vida alcançando assim  felicidade, realização pessoal e boa saúde.

Uma crença, um pensamento, uma emoção, uma atitude inovadora, o auxílio de uma terapia, podem desencadear um processo de reconexão interior, despertando uma nova consciência. Esse é o “salto quântico” de criatividade para além do raciocínio lógico, isto é, para a compreensão de que existem infinitas possibilidades e se estivermos bem, sintonizamos com o que é melhor pra nós, é possível a manifestação do resultado desejável.


Denise Schinetzky – terapeuta holística – sinte-rs 054