terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Exercício de Compaixão - em 5 Passos


Preciso confessar: eu coleciono o Jornal Bem-Estar! Sou anuncinante pela proposta do jornal, pela mensagem que passa através dos artigos de excelente qualidade.

Trouxe esse exercício de compaixão, publicado na edição de dezembro de 2010 que já sugeri a diversas pessoas e o retorno foi notável.

Objetivo: aumentar a compaixão no mundo.
Resultados esperados: senso de paz pessoal
Instruções: pode ser feito em qualquer lugar onde existam pessoas reunidas (aeroportos, shoppings, praias...)
Deve ser feito com uma pessoa estranha, discretamente, à distância. tente executar os cinco passos com a mesma pessoa.


Passo 1 - com a atenção voltada para pessoa, repita para si mesmo: "assim como eu, essa pessoa também está buscando felicidade para sua vida."

Passo 2 - com a atenção voltada para pessoa, repita para si mesmo: "assim como eu, esta pessoa está tentando hevitar sofrimento em sua vida."

Passo 3 - com a atenção voltada para pessoa, repita para si mesmo: "assim como eu, esta pessoa conhece a tristeza, a solidão e o desespero."


Passo 4 - com a atenção voltada para pessoa, repita para si mesmo: "assim como eu, esta pessoa está buscando satisfazer suas necessidades."


Passo 5 - com a atenção voltada para pessoa, repita para si mesmo: "assim como eu, esta pessoa está aprendendo com a vida."

Aplicações do Exercício de Compaixão:

- Bom para ser feito por casais e membros de uma família para aumentar o entendimento mútuo.
- Para ser feito com antigas inimizades e antagonistas ainda presentes em sua memória.
- Para ser feito com outras formas de vida.

"AMOR é uma expressão da disposição de criar um espaço na qual algo tem permissão para mudar."
Do livro: "ReSurfacing"