domingo, 4 de setembro de 2011

Mapeamento Corporal Bioenergético: entrevista Jornal do Almoço e alguns conceitos

Mapaeamento Corporal Bioenergético (reichiano) - identificação das "Couraças", tensões que bloqueiam o fluxo energético nos 7 segmenos corporais revelando o funcionamento do indivíduo (Estrutura de Caráter)

Exemplo:
Segmento Ocular:  nossa visão revela a forma como vemos o mundo, o contato com as pessoas (olhar nos olhos ou desviar o olhar).
Miopia (não vê bem o que está longe): a pessoa míope  é mais reservada, auto-referenciada, não vislumbra muito o futuro, preferindo se ater ao que está mais próximo de si não expandindo muito sua atuação.

Segmento Oral: pessoas com queixo retraído tendem a ter dificuldade de enfrentamento em uma discussão mais acalorada, expressar verbalmente suas opiniões, colocar o que pensa.
Já as pessoas com queixo projetados para frente tendem a ser mais voluntariosas, expressar suas idéias.
As de queixo "rígido" tendem a ser muito contidas, podendo apresentar inclusive problemas na articulação da mandíbula, bruxismo - ficam remoendo à noite o que conteram durante o dia.

Segmento Cervical: tensão excessiva e pescoço rígido traduzem rigidez de pensamento, dificuldade em mudar de opinião, flexibilizar, olhar uma questão de outros ângulos. O pescoço é a grande angular dos olhos.

Segmento toráxico: peito fechado - se fecham para o amor, afetividade, mostrando dificuldade na troca afetiva, desconfiando, demorando mais para se abrir, se entregar afetivamente. Contém mágoas e ressentimentos. Inclui braços e mãos (dar e receber).

Segmento  diafragmático: relacionado à respiração e funções digestivas - inclusive como digere as coisas da vida, aceitação da realidade.

Segmento abdominal: sede das emoções mais primitivas, onde encontramos muitas repressões. Prisão de ventre está muito relacionado a isso - dificuldade em soltar, se desapegar, conter raivas e medos; há muito choro contido aí, o choro mais profundo que se pode chorar, aquele que vem das entranhas, literalmente.

Segmento pélvico: sede da sexualidade, energia vital. Pelve contraída denota perde de energia, desvitalização, bem como a "empinada" acúmulo energético, não descarregado por medos, traumas, culpas, podendo estar localizada também em tensões nas coxas. As tensões nas panturrilhas estão relacionadas também à raiva contida, conter o chutar, por exemplo. Os pés demostram como está nosso contato com a Terra, quando  não tem bom contato, estão arqueados como "garras", sugerem medo (de cair, por exemplo).


Bioenergia - Energia da Vida: também chamada de Prana, Chi, Ki. Permeia o corpo de todos os seres vivos, a natureza. Esta energia pode ficar estagnada, ocasionando doenças.

Bioenergética - terapêutica elaborada por Alexander Lowen a patir dos estudos de Wilhelm Reich. Trabalha com Massagem Reichiana e outras, exercícios expressivos, sonorização e manejo da respiração a fim de restabelecer o fluxo de energia vital, auxiliando o indivíduo a se reconectar com seu corpo, com prazer e alegria de viver.